O conceito de Sociedade Digital transforma hábitos a cada dia, estimula o surgimento de novas necessidades e desejos e revoluciona processos. Um desses foi o da fabricação do livro e de toda a sua cadeia produtiva. A DDM Editora está em sintonia com essas transformações e por isso compartilha soluções, com os novos autores e outras empresas do setor editorial, para as várias demandas desse cenário.

Criação de Projetos Gráficos e Diagramação

Percepção do conceito da obra (assunto, temas, abordagem) e do contexto no qual ela se insere, visando à interação entre a materialidade do volume (formato, capa, fonte, papel, textura, ilustrações e cores) e o seu conteúdo.

Copidesque

Processo que transcende a revisão, o copidesque interfere na redação, tornando-a mais “enxuta” do ponto de vista do estilo, correta, do ponto de vista da norma culta, mais eficiente, enfim, no uso da linguagem. O trabalho inclui adequação vocabular, eventuais cortes de trechos redundantes e inserção de elementos textuais vários (vocábulos, conjunções, termos de transição) com o objetivo de aumentar seu grau de coerência (clareza, objetividade, relação macro-estrutural entre as partes) e coesão.

Revisão

Exame da ortografia, correção gramatical (respeitada, no caso de obra literária, a intenção do autor), paragrafação, paralelismos, uso adequado de conjunções e demais recursos de coesão etc.

Leitura Crítica

Processo pelo qual a obra se submete a um exame acurado por parte de especialista da área à qual pertence o volume. Conceitos, pertinência do projeto da obra como um todo, atualidade de teorias e da abordagem, adequação ao público-alvo.

No caso de obra de ficção, os “olhos armados” de um crítico avaliam a eficácia literária traduzida na arquitetura do enredo e sua correspondência com determinada intenção da obra, a composição de personagens, adequação vocabular, estratégias do foco narrativo, harmonia do estilo, sempre tendo como referência o horizonte de expectativa em relação a essa obra.

Ilustração

Criação de ilustrações e desenhos em harmonia com o conteúdo da obra.